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SHOWROOM HOURS

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NORMAS CIENTÍFICAS

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 14 de Setembro de 2017 Limite para submissão de trabalho
Até 20 de Setembro de 2017 Limite para envio de correção, caso o trabalho necessite de correções
22 de Setembro de 2017 Divulgação dos trabalhos aprovados

Resumo das Normas

Os trabalhos serão recebidos por formulário online até a meia-noite do dia 14 de Setembro de 2017 (horário de Brasília), impreterivelmente. Poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou pôster, na forma de resumo expandido.

Os trabalhos deverão ser submetidos através da área do congressista no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.

Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento, sendo este modelo obrigatório. O modelo está disponível no link Trabalhos Científicos.

Fique atento! O arquivo do trabalho deverá ser adicionado na plataforma de submissão. Saiba mais em Trabalhos Científicos.

IMPORTANTE:

  1. O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, a comissão científica reserva-se ao direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado.
  2. Todos os trabalhos submetidos para o III WIASB devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.
  3. Somente autores e co-autores com inscrição concluída terão o certificado de apresentação de trabalho emitido e a publicação nos ANAIS.
  4. Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.
  5. Após a submissão de trabalhos não será permitida a inserção ou substituição de participantes (coautores e/ou orientador) na plataforma online, nem tampouco será permitida a troca de arquivo.
  6. Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, PUBLICAÇÃO DE ANAIS E EMISSÃO DE CERTIFICADO: Para que o trabalho aceito possa ser apresentado, publicado em ANAIS e emitido certificado de apresentação o pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios. Caso um dos coautores não efetue o pagamento da inscrição seu nome não constará no certificado de apresentação do trabalho.
A pessoa citada na plataforma de submissão como Orientador(a): Caso não participe do evento não será necessário seu cadastro no evento, tampouco o pagamento de sua inscrição para que seu nome conste no certificado de apresentação do trabalho. No entanto, caso deseje participar do evento terá que realizar o cadastro e efetuar o pagamento da inscrição.

IMPORTANTE: O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO PDF.

Área Temática

  • Área Temática (AT)
    • AT01 - Semi-aridez da região: causas e consequências
    • AT02 - A previsibilidade das chuvas do semiárido
    • AT03 - Políticas públicas para promover a convivência com as secas
    • AT04 - Preservação do meio ambiente no semiárido
    • AT05 - Transposição e integração de bacias hidrográficas
    • AT06 - Métodos e técnicas para captação das águas das chuvas
    • AT07 - Controle e qualidade da água
    • AT08 - Técnicas de tratamento de água
    • AT09 - Desertificação e Reflorestamento

Inscrição

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  3 (três).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores e orientador).

PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, todos os autores e coautores deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data limite da última chamada.

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO:

O participante deverá enviar através da plataforma de submissão na área do congressista um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do resumo expandido, conforme estrutura listada abaixo.

O resumo expandido deverá ser elaborado em formato Word na versão 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT).

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo: O Resumo Expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais, quando tratar-se de pesquisas em andamento, podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. Baixe o modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos (*.doc).

Do envio do resumo na plataforma: O arquivo do resumo expandido não precisa conter o resumo. O mesmo deverá ser submetido apenas na plataforma - no espaço destinado a tal, oferecendo a possibilidade de copiar e colar. O resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras abrangendo apresentação do objeto, metodologia, referencial teórico e ou principais resultados/contribuições do estudo. Acrescentar, no campo específico, 3 (três) palavras-chave.

IMPORTANTE: O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO PDF.

Apresentação de Trabalho

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Autor e coautores devem ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição dentro dos prazos estabelecidos.

COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores, o mesmo não poderá ultrapassar as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura. Um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, em horário pré-determinado, para responder às questões dos avaliadores e interessados.

DATA E LOCAL: Oportunamente, estará disponível para consulta no site do evento: a data, o local e horário das apresentações.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO

COMUNICAÇÃO ORAL: 15 MINUTOS
PÔSTER: 02 HORAS

Avaliação

NORMA: A Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: A Comissão Científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail ao autor correspondente e disponibilizado no site.

AUTORIDADE: A Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Certificados e Anais

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na área do congressista no ícone "DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS".

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O credenciamento, a assinatura das listas de presença das atividades (quando houver) e o pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que sejam emitidos os certificados.

PUBLICAÇÃO DE ANAIS: O pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados nos anais.

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